Na tarde de sábado, dia 24 de Janeiro de 2026, estive na sede do Instituto Gnosis Brasil, de Blumenau-SC, para assistir uma palestra sobre Cabala e Tarô Egípcio. Já havia assistido uma palestra do Gnosis Brasil em abril do ano passado, voltada exclusivamente para a Cabala. Havia achado bem interessante pois se tratava de uma visão diferente do que eu já havia aprendido, ou melhor, tratava-se de uma visão prática, enquanto o que eu sabia era um pouco de uma teoria que não me levava para muito longe.
E foi neste evento de abril, que conheci o Instituto, fiquei tentado a frequentar as demais aulas gratuitas, mas havia acabado de entrar para a Rosacruz e achei melhor, me dedicar a uma linha de estudos primeiro, antes de me aventurar em outras ordens. Fuçando no YouTube soube que há um certo “não entendimento” entre as duas, mas isso não me impede de querer aprender mais. O evento do ano passado também foi um coffebreak, para arrecadação de fundos para o instituto de Blumenau. Colaborei adquirindo um deck do Tarot Egípcio e um livro sobre Tarô e Cabala.

Um livro de leitura não muito fácil, exigindo uma bagagem cultural e iniciática um tanto ampla para sua compreensão. Mas aceitei o desafio e ele se tornou mais uma referência de estudo entre tantas outras obras que tenho em minha biblioteca, que traçam paralelos entre a Kabalah e o Tarot.
E neste ano surgiu esta oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a visão Gnosis dessas ferramentas. Infelizmente uma tarde não é tempo suficiente para um aprofundamento no assunto, mas me serviu, principalmente, para o aprendizado de uma nova técnica de leitura, que é basicamente assim:
- Uma tiragem de três cartas, sendo a primeira um Arcano Maior e a segunda e terceira Arcanos Menores.
- A primeira revelará uma panorama geral da questão.
- A segunda e terceira carta revelarão os processos que envolvem tal questão.
- Por fim soma-se os valores das cartas até chegar a um resultado entre 1 e 22. Esta será a resposta final da consulta.
O palestrante explicou também algumas partes do processo de preparação, parte da ritualística, como toalha branca, copo com água, três velas, pentagrama… E que na própria interpretação das ilustrações das cartas é possível identificar os aspectos espirituais, mentais e físicos.
No site do instituto há uma página com todos os arcanos e seus significados: https://gnosisbrasil.com/tarot/



