A Reciprocidade
Letras: D, M e V.

O Quatro é a materialidade. É o planeta Terra e seus quatro elementos. É os pontos cardeais. Representa também as leis, as regras, as ciências exatas e as doutrinas.
No Ente Humano, a presença de números Quatro remete à resistência e praticidade. Fala também de disciplina e moralismo. Perseverança, caráter. Traz a ideia de limites e concretizações. Já sua ausência aponta para desordem, medo, irresponsabilidades. É a falta de estrutura, falta de senso e de resistência. O excesso de Quatro diz respeito a idealismos, ganância, manipulação, materialismo e abuso de poder.
No Comportamento, no campo da Idealidade, Quatro é autodisciplina, autogestão, independência e uma tendência a se tornar duro e rancoroso. Têm resistência ao que é novo. É racional e prático. No campo da Impressão o Quatro é rude, formal, contra mudanças. Trata-se de um cumpridor de tarefas. Um burocrata preso à rotina. E no campo da Expressão, o Quatro é sistemático e detalhista. Indefeso na paixão e tem medo de mudar.
O Destino do Quatro é científico, metódico, trazendo a ordem para o caos. Tem pressa nos relacionamentos e obsessão no trabalho.
Quatro é o plano manifesto. É a forma sólida. Estabilidade. É a soma das três dimensões espaciais (altura, largura e profundidade) com a dimensão temporal.
Com base no livro Numerologia – A Chave do Ser, de Luiz Alexandre Junior, da editora Madras.



